segunda-feira, 19 de setembro de 2011

WHITESNAKE - PARTE II - SLIP OF TONGUE- WHITESNAKE E SEUS GUITARRISTAS


Um álbum de 1989, tudo novo inclusive a banda, os mesmos cabelos longos só que  loiros, as músicas de amores positivos não tão sensuais.

Foi uma fase que a banda sofreu algumas críticas de seus fãs mais velhos, mas o público sempre lotava os Shows.

O Whitesnake tem como base o Rythman Blues e o Blues, que era bem forte no começo, mas para se continuar na estrada é preciso desafiar as mudanças.


Um álbum de 1989, tudo novo inclusive a banda, os mesmos cabelos longos só que  loiros, as músicas de amores positivos não tão sensuais.

David declarou em umas de suas entrevistas na época:

-Há sempre a questão do mercado, não se deve desprezar algo que seja tão bom, e você tem que trabalhar em cima daquilo para fazer sucesso.

-Estou contente com a banda, pois o trabalho está feito coletivamente como há muito tempo não se fazia.

-Tudo oque tento fazer é artístico para expressar meus sentimentos em cada época específica.

Devo então salientar que tanto o Blues e Rythman Blues são músicas de origem negra: o Blues fala nas letras de amores sofridos e percas: o Rythman Blues é mais alegre, mais focado no Soul, também do Gospel, surgiu na década de 40, pois as grandes Big Bandas estavam querendo diminuir seus componentes após a segunda guerra mundial, um estilo que nos anos 60 os brancos começaram a dominar, no meio do  Blues e do Rock temos o Rythman Blues, e ele é à base do Whitesnake, por isso que as letras falavam  de sexo e amores perdidos.

Com disse o David recentemente:

Mudam-se os cabelos e o figurino, mas o som é o mesmo!


A principio a formação foi a seguinte: Coverdale nos vocais, Adrian Vanderberg (guitarra), Rudy Sarzo (baixo), Tommy Aldridge (bateria) e Vivian Campell (guitarra), que logo saiu por problemas pessoais.
Adrian Vanderberg, com problemas sérios na mão, ficou sem tocar todo o ano de 1989, sendo substituído por algum tempo por Steve Vai, mas logo que se recuperou voltou à banda.
  E assim para o Slip of the Tongue a banda teve essa formação; Coverdale nos vocais, Adrian Vanderberg na guitarra, Rudy sarzo no baixo, Tommy Aldridge na batera, e nada mais e nada menos que a fera do Steve Vai.



Alguns convidados, como Glem Hughs, Tommy Funderberk e Richard Page;
Nos teclados, Don Aiery e David Roserthal.
E foi muito bem elaborado esse álbum  com um som de metal bem característico, guitarras maravilhosas, como a do Vai.



STEVE VAI

Steve Siro vai nascido em seis Junho de 1960 em Nova York. Virtuoso guitarrista, compositor, produtor musical e vocal.
Considerado pela critica e público como uns dos maiores guitarristas do mundo, além de ser criativo e inovador.
Seu estilo é rock, Hard rock, blues e o Rock Progressivo, além de outras inovações.
 Vai começou a aprender a tocar guitarra em 1974, inspirado por nada mais e nada menos que Jimi Hendrix e mais a frente foi influenciado por Jeff Beck.
Foi guitarrista de Frank Zappa, depois de muita insistência da parte de Vai, por admirar a maneira de compor de Zappa, e enfim Zappa cedeu e por lá ficou Steve por algum tempo.
Outras vieram como Black Sabbatt e Van Halen, gerando uma discursão entre os fãs, quem era o melhor o Halen ou Steve, quem?

No Whitesnake, David viu seu desempenho no filme "Crossroads"  "A Encruzilhada", filme de 1986.
A historia se baseia na vida do cantor de Blues Robert Johnson que por almejar o sucesso e ganhar fortuna tocando blues faz um pacto com  o demónio. O filme que é baseado nesta historia tem algumas mudanças, o guitarrista de blues é um garoto branco da cidade vidrado em guitarra e blues encontra o demónio em uma encruzilhada.

Steve é o vilão da história, o chamado Jack Butler, existe também um duelo no filme no qual Steve mostra o porquê é o bom da guitarra e a música "Eugen's Trick Bag" também é dele.

Steve Vai tem uma carreira muito vasta e cheia de sucesso, já tocou com orquestra Sinfonia, fez várias trilhas sonoras, jogos, vídeos games etc e tal.
Foi o responsável pela volta da guitarra de sete cordas. Entre os vários prémios que ganhou recebeu o Grammy pela música "Sofa".


Duelo  "Encruzilhada"

Vai declarou em uma de suas entrevistas que 
estuda 8 horas por dia.

No Whitesnake ele trouxe o seu talento, e ainda é amigo de Coverdale até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário