domingo, 4 de setembro de 2011

WHITESNAKE INÍCIO

Em 22 de Setembro de 1951 esse menino vestido de escoteiro e batendo continência nascia na Inglaterra na cidade de Saltbum. Talvez nesse momento ele nem imaginaria que seria uns dos maiores vocalistas da história do rock.
Quando criança já escrevia, poesias , diferente de seus amigos. Esse menino cresceu e já rapaz apreendeu tocar violão e depois guitarra, as poesias de garoto virou canções. Esse rapaz de cabelos longos, já ouvia blues e se apaixonou pela voz de Aretha Franklin.




Entre outros Allman Brothers, Joe Cocker,  e o som do Motown.

Oque será que passava pela cabeça desse menino , esse rapaz , que ouvia música negra com os primos, esse moço.
Esse menino , esse rapaz , esse moço é David Coverdale, que nasceu um dia antes da primavera e a  Primavera nunca foi tão elegante.

David já nasceu cantor e foi atrás do seu sonho, saiu para estrada com os seus cabelos longos e sua bela voz suingada no blues.

No periodo de 1967 à 1968, participou de duas bandas, que tocava em bares a”Denver Mule” e “Skyliners”; bandas que não podiam mostrar os seus trabalhos musicais nesses bares, porisso eles se apresentavam com o nome de outras bandas, as famosas.

David cabelos longos, tocando em bares e lutando com incentivo dos amigos.

Se formou em artes para ser design gráfico e professor de artes, mas diante das dificuldades em casa foi obrigado a procurar um emprego pois seu pai estava
desempregado e sua mãe trabalhando demais, assim arrumou um trabalho em uma botique como balconista, o único lugar que ele podia ficar de cabelo comprido.
Trabalhou por algum tempo nessa botique e foi atrás de seu sonho.




Eu fico imaginando, quantas vezes o David gordinho e de espinhas no rosto,  esteve na platéia em grandes festivais vendo seus ídolos, lá em cima; Joe Cocker, Allman Brothers o Led Zeppelin, enfim , e até cruzado com o Deep Purple.



 Deep Purple, foi uma banda de rock que surgiu em 1968 na Inglaterra. Junto com tantas bandas da época tão famosas quanto , como o Led Zeppelin e o Black Sabbatt, foi responsável pela influencia do estilo de Rock Metal, o Hevy Metal.


Foi fundada por Ritchil Blackmore junto com Jon Lord, instrumentista com formação clássica e que trouxe esse lado para banda , o clássico para o paulerão do Rock. Além de Blackmore na guitarra e Lord nos teclados, Ian Paice na bateria, Roger Clover no baixo e ian Guiller nos vocais, essa foi a formação histórica.

Purple os Rôxos do Rock.



BLACKMORE


ROGER CLOVER





Paice ,Guiller, Lord




Em meados dos anos 70 Ian Guiller saiu da banda, deixando os vocais um vazio, Lord e Blackmore saíram em busca de um substituto e foi então que o David, aquele menino, aquele  rapaz de cabelos longos, que ouvia blues, era um balconista, tocava guitarra, era de uma banda que se apresentava em bares, mandou uma fita e foi chamado para fazer um teste.
David passou no teste, também com aquela voz! Mas teria que dividir o palco com um vocalista do Trepaze,  Hungles, mas mesmo assim o David estava lá para se tornar  um dos maiores vocalistas de Rock do mundo.


"Foi como um conto de fadas."

Dividiu o palco, aguentou o mal humor de Blackmore, ouviu e obdeceu e aprendeu com eles;

"Quando o cantor conta a história o guitarrista continua a narrativa".  ( entrevista recente a revista de Roadie Crew).





Com o Purple David gravou três albuns:
Burn - 1974
Stormbringer-  1974
Come Taste the Band- 1975
Dentre esses albuns, varias composições suas, como Burn e Mistrended(clássico do Whitesnake).
Participou de vários concertos, foi para estrada, entre eles:
Made Europe Live in April- 1975 e 1976
Last Concert In Japan- 1975
E California April de 1974, uma espécie de apresentação dos dois vocalistas para o público Californiano.
Apresentação magistral de Blackmore e David em Mistrended, em meio as môscas do lugar.





Por ter grande admiração pelos integrantes da banda como o Lord e Blackmore, seguiu o David no Purple vivenciando todos os problemas que a banda enfrentava na época, as drogas, os desintedimentos e tudo mais.


Em Julho de 76 saí Blackmore e por sua própria indicação entra o guitarrista Tommy Bolin. Tendo uma curta participação no grupo, no mesmo ano ele morre de um ataque cardiaco, ou uma overdose como foi noticiado na época motivo esse que culminou com fim da banda.
Bolin




David saiu pela porta esquerda. Ver seus ídolos mesmo eles sendo arrogantes, de cabeça baixa foi demais para ele. 


Como nada acontece por um acaso, David segue em frente. Dotado de uma bela voz sempre foi incentivado a não parar.


David resolve seguir sozinho pois não suportava mais as pressões de uma banda, nisso grava dois albúns , em 1978.


 Albúns lindos,voz belíssima e músicas maravilhosas, eu tive oportunidade de ouvir , com os meus bons 18 anos.


São eles NORTHWINDS e WHITE SNAKE,  esse último,foi da onde ele tirou o nome da sua futura banda, a música Whitesnake serviu de inspiração.



















Mas ficou tudo meio que parado no tempo e no espaço, e o nosso rapaz sentiu necessidade de uma banda.
Na verdade isso já estava lá bem no fundo pensado, essa era a hora , agora mais maduro e já conhecido atraves do Purple, era hora , e foi assim que surgiu a banda, Whitesnake,  Cobra Branca.
Porque Whitesnake?
Nome tirado de uma música de um dos seus álbum solo.



Formou a banda a princípio com Bernie Marsden (Ufo e Baby Ruth), Micky Moody(Juicy Luicy), dois guitarristas fêra, no baixo Neil Murray e na bateria Dave Dowle.






Trabalharam muito , ensairam demais, e gravaram um disquinho chamado de compacto na época com a belíssima música que se tornou um dos clássicos da banda  "Ain't no Love in The Heart of The City", foi um SUCESSO!


David segue atravessando o tempo com seus cabelos longos e sua belíssima voz, sua potente voz de trovão.



Entra Lord e grava-se o albúm "Trouble" e na metade de 79 sai o "Love Hunter", agora com duas heranças do Purple, Lord e Paice, Paice sendo apresentado para o público em um show antológico "Reading Festival"
Lord
.
Capas cheias de controvérsias , principalmente "Love Hunter".














já conquistando toda Europa e América, sai o album "Ready an' Willing, considerado um dos melhores disco da banda nessa fase,com o feeling de rhythm an blues ali, muito bom.

"No coração da Cidade"


Neste mesmo ano sai o fantático"Aint' Love in The Herat of The City", um album duplo que reuniu dois shows, um 78 no Japão e outro em Londres no "Harmmersmith Odeon em Junho.


Album maravilho, solos fantásticos, David Pleno.









Mel, Mick e Murrey, tres feras!






Em 81 foi lançado "Come an Get It" aonde se encontra a bela canção "Till Day I Day", no qual a letra diz e transmite:


"ATÉ O DIA DA MINHA MORTE"

Quando o gelo frio soprar do inverno esfriando a minha espinha
As lembranças de uma brisa de verão
Virar meu coração em pedra
Quando eu necessitar de uma mão para me guiar
Quando não puder mais aguentar
Um ombro para que eu possa chorar

Dar-me amor até o dia da minha morte
Dar-me Amor
até o dia da minha morte

Para secar as minhas lágrimas
Para me possuir incertamente
A um olhar companheiro
Quem quiser compartilhar o meu destino
Um guia para estender a mão e me entender
A caminhar pela estrada junto a mim

Dar-me Amor até o dia da minha morte
Dar-me Amor
até o dia da minha morte

Eu queria ser senhor do meu destino
e ter que rastejar pela sua simpatia
mas eu tenho voces
Então eu pergunto á voces

Dar-me Amor
Dar-me Amor
Até o dia da minha morte

E eu querendo voltar ao começo
mas eu irei usar o meu sorriso gelado de um palhaço
No entanto eu tenho vocês, e então eu pergunto a vocês


A dar-me Amor
Dar-me Amor
Até o dia da minha morte!


Nessa mesma epoca, como ocorre na vida e não poderia ser diferente com uma banda de rock, houve saídas e com isso mudanças.
Sairam Murrey e Paice, entraram  Hodqkinson e o fantástico baterista Cozy Powell.



Whitesnake sai para estrada percorre toda a Grã Bretânia e em Agôsto de 1983 acontece o concerto magnífico "Donnington Festival", existe esse show em DVD, eu só fui adquiri-lo agora depois de tanto tempo e acho simplismente maravilhoso.



Uns dos melhores momentos desse show é quando David consegue ao mesmo tempo, cantar, entrar em harmonia com o público e também CHORAR!
E eu também chorei de cá!
Pura emoção!



E uma perfomace íncrivel, depois de tudo ele ainda consegue com toda a força cantar
Fool for in Love no More!




SIMPLISMENTE MAGNÍFICO!

























.





Nenhum comentário:

Postar um comentário