terça-feira, 10 de julho de 2012

Robert Plant- O Hippie- O Segundo Elemento


  


 

Robert Anthony Plant , nasceu no dia 20 de Agosto de 1948, na cidade de Brormwich Staffordshine, Inglaterra,   há 65 anos atrás destes 2013 atuais.

Sob o signo de Leão, de temperamento exuberante e um pouco egocentrico como todo leonino, destinado ao brilho e ao sucesso.

Filho de uma familia Aristocrata, pai engenheiro civil e mãe do lar. Seu pai também se chamava Robert, só isso que Robert herdou do pai, o nome, pois seus pais eram totalmente contra a vida de roqueiro do filho, queria o Sr. Robert que o filho seguisse outro caminho, que fosse igual a todos do lugar, a classe média. Detestava seus cabelos longos, suas preferencias músicais e tudo mais, sua rebeldia e viviam em constantes brigas.

Certa vez o jovem Robert estava cantando na frente do espelho"I Like it like that" , 17 vezes seguidas, seu pai ficou enfurecido e arroncou o fio da tomada.

Aos nove anos Robert já cantava Elvis, "Love Me", vi sua primeira guitarra aos 10 anos, Buddy Holly, assistindo Tv, aos doze ganhou seu primeiro toca discos e cantava na frente do espelho.

A guitarra de Buddy era um simbolo incrível que ele ainda não conhecia.

  Robert aprendeu a tocar gaita e Kazoo e seus pais riam dele.


Mas , sim , era o Elvis seu maior interesse, foi através do amor por Elvis que acabou conhecendo a música, o Blues, o Folk, o Jazz, Gospel e muito mais, era o Elvis o rei e ele seu súdito e olhando para o espelho arrumando os cabelos loiros, pensava que ele seria sim o cara, um rei.

Ah! O jovem Robert, mal sabia ele oque lhe reservava o futuro. Nunca se sabe, o futura sempre está oculto, é essa a graça.


Quando estava no 4ª ano da escola la na Inglaterra e já tinha um grupo, o seu primeiro chamava-se "Andy  Long and His Original Jaymen". Ensaiavam juntos sob o protesto dos seus pais.

Pensava Robert que esses problemas iriam acabar, mas não, duraram sua juventude inteira. 

Tudo cresceu em sua mente como seus cabelos, que seu pai detestava.

Saiu da escola e foi ao encontro do Rock Roll, do Blues de Robert Johnson.

 

Johnson, sim ele, Robert ouviu um disco de 78 rotações que se chamava "Preachiny Blues" e "Last Fair Deal Crone", com uma foto na capa de um barranco de plantação de milho.


Na epoca todos os garotos reverenciava Johnson, o Blues, como Eric Clapton, os Stones e Jimmy, o Page do instinto Yardbirds.


O blues influenciou e muito as bandas de rock que se tornariam grandes bandas, todas beberam nas suas notas de acordes simples e de tom baixo, sofrido dos campos de algodão.  
Por uma ironia do destino nem todos os artistas negros que tocavam blues  fizeram tanto sucesso em vida.

BBKing e Cream


Sim era esse o caminho, a música , nada de vidinha pacata de burgues, nada de fabricação de tapetes, era a música, e ele o Robert, cabelos compridos, boca grande e rebelde dicidiu ser Cantor, sim cantor, então, saiu para estrada.


Se juntou com um cara chamado Neville Holder,ele era um pouco mais velho e foi o fundador da banda Slade. Se apresentaram na prefeitura de Brum.


Consegui se apresentar regularmente no Star and Garter e fez uma homenagem á John Lee Hooker.


Conheceu uma senhora chamada Mary"Ma" Reagan, poderosa na região, ficou amigo dela e assim conseguiu colocar sua banda para tocar, mesmo tendo que ser mestre de cerimonia e apresentando bandas em outros periodos.


E assim seguia, depois de tudo os jovens iam se reunir em uma barraca de tortas ali perto "Alex's Fleur De Lys". Depois das tortas para terminar a noite iriam se reunir em outros lugares e foi assim que Robert conheceu Jonh Bonham, o "Bonzo".


Robert na sua juventude assistiu muitos shows, muitos e muitos, dos Stones, achava o som dos Stones muito sensual, e outros Sony Boy, Bob Dylan e John Baez e outros tantos.


Rob, como era conhecido pelos amigos era um colecionador de discos , tinha tudo catalogado.


Little Walter e Buddy Guy

BBKing


Entre tantos que ouviu alem do Elvis, Robert Jonhson, BB King,Buddy Guy, Little Walter até mesmo Patt Labelle "I Sold My Heart To The Junkman".


Considerava o Folks Blues of John Lee Hooker, uns dos maiores Lps . Era oque se usava na época, LPS.


Folk e Jazz de Alexis Korner e comprava toda semana a Melody Maker.









E assim segue Rob, o Robert, estava pela estrada cantando, já tinha gravado aos 16 anos dois compactos pelo selo CBS e já estava com a sua banda "Band of Joy" junto com o baterista Jonh Bonham.



Cabelos longos, rebelde, sua boca grande, um hippie , perto de encontrar Jimmy Page.

 


 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário