domingo, 1 de setembro de 2013

Os Zeppelins rumo ao Disco II




Os até garotos do Led Zeppelin estavam em turnê nos Estados Unidos com enorme sucesso, até mesmo Grant estava surpreso, sendo assim a Atlantic Records resolve então lançar compactos tirados do primeiro e único álbum até então, achando assim ser uma boa divulgação para a banda e também para a gravadora. Foram tirada do álbum as seguintes músicas “Good Times Bad Times” e “Communication Breakdown”.


Mas tanto Grant como a banda não aprovavam essa história, os compactos não eram muito bem visto pelos artistas da época, mesmo sendo uma pratica comum nos Estados Unidos.

Quando Grant tomou conhecimento do fato,  as musicas já tinha sido enviada para  DJs de todo o país em exemplares promocionais apenas.

Cabia ao Grant barrar a distribuição, apesar de que nos EUA isso seria uma pratica obrigatória pelos músicos e suas gravadoras em contrato e a Atlantic era uma gravadora sediada nas terras Americanas.

Mas apesar do Led Zeppelin não ter esse tipo de acordo com Atlantic, Grant pensou nas possibilidades de promoção do grupo ali, até então, inclusive financeiro, diante também do fato da primeira turnê ter sido um sucesso e a próxima sendo já muito bem pensada e preparada e naquele momento era crucial manter esse sucesso já alcançado nos EUA.

Sendo assim ele cedeu a Atlantic para o lançamento dos compactos como também ao um clip promocional aonde os rapazes fingiam tocar em fundo branco a música “Communication Breakdown”.

A única apresentação desse clip foi em 1995 em um especial da Banda.






Tanto Grant como Page  não perdiam o foco, e o foco era o sucesso do Álbum, algo que nenhuma outra banda tinha feito antes, objetivo no qual a banda teria sempre em relação aos próximos álbuns.

Para Jimmy Page naquele momento o Led Zeppelin não era uma banda apenas promocional e sim revolucionária, e foi, e os críticos tiveram que engolir e Grant sabia pensar e pensar oque seria o ideal para os jovens rapazes naquele momento.



John Paul Jones em entrevista á Mick Wall em 2003 descreveu bem esse momento para eles:

-Apesar de jovens eu e Page já éramos experientes como músicos de estúdio e já tínhamos tocado muito sucessos comerciais mesmo nos bastidores e não se beneficiando disso em termos financeiros e comerciais,  sabíamos tudo sobre a arte de concessão para ganhar a vida e esse era o momento.
Estávamos preparados para fazer, pois não era nada errado pagar o aluguel. Mas não era esse caminho que eu queria seguir na minha vida musical, se era para me juntar a uma banda era para fazer a minha musica e não concessões. O objetivo não era fazer um sucesso fenomenal. Acreditávamos que conseguiríamos ganhar a vida fazendo a nossa música sem concessões.
O fato de ter tido tanto sucesso nunca foi planejado, tivemos sorte. Os artistas que trabalhavam em cima de um álbum nem existiam na época antes de fazermos nosso primeiro álbum eu não estava ouvindo tanto rock, eu ouvia soul music e jazz.”



Oque faz pensar que esse gosto por Jazz e soul music de Paul Jones esta lá presente no som do Led.



Sendo assim, no Reino Unido nada de compactos   apenas um  em 1975 com Trampled Underfoot,  em uma edição limitada e retirada do mercado.

Foi bloqueado no Reino Unido o lançamento de compactos do Led, sendo assim a possibilidade da aparição nas rádios como também na TV, mas um único DJs conseguiu tocar alguma musica do Led na época o John Peel ele tinha um programa nas tardes de domingo chamado Top Gear.


John Peel

Diante da falta de exposição Grant conseguiu uma audição a portas fechadas no Playhouse Theater de Londres no dia 3 de Março e depois no programa de Peel no dia  23 de Março.


As coisas tinham que acontecer naquele momento sobre o controle de Grant, naquilo e com quem ele confiava, entre eles o Bernie Andrews da BBC.


O apresentador da Saturday Radio Show, Alan “ Fluff” Freeman seria o DJ Britânico a receber primeiro as copias de álbuns do Led Zeppelin.

A televisão não divulgava muito as bandas de rock na época a não ser que gravasse compactos. Grant então apostou em algumas rádios, a Rádio 1 teria então um bom relacionamento com a Banda indo até os anos de 1970.

A BBC teve um importante papel para a divulgação da banda reconhece John Paul Jones, que disse mais tarde:


-Éramos muito jovens e metidos , muito seguros de nós mesmos. Não havia muitas bandas que faziam as improvisações que fazíamos na época, e a BBC nos deu essa oportunidade de fazer isso na Rádio, especialmente nas gravações ao vivo.
Estávamos dispostos á aproveitar o máximo dessa oportunidade, muito mais pelo pouco tempo de divulgação naqueles tempos."






Mas por outro lado os Zeppelins não tinham essa proposta de usar o rádio e a TV para divulgação do trabalho, ainda mais e se tratando de gravar compactos.

Para eles a melhor forma de divulgação era sim o palco, a figura marcante dos meninos no palco, ao vivo.
Como disse o Grant :


“O Led Zeppelin é uma banda em pessoa.”





Relutantes em questão da mídia os Zepplins precisavam  dela pois em 1969 a dificuldade para show ao vivo eram grande.
Imagine que uma banda para fazer a divulgação do seu trabalho era bem diferente do que se faz hoje em dia, os recursos era escassos.
Sendo assim a banda se apresentou  em algumas mídias .
Se apresentaram em um programa familiar chamado “How Late It Is” em 21 de Março de 69.

Em outra apresentação mais rendosa na Dinamarca em 17 de Março com duração de 35 minutos.

Se apresentaram no mesmo mês em uma TV Sueca, e em uma TV Inglesa .

O único programa da Televisão Inglesa regular de música o famoso “Top of the Pops”, e nesse o Led ficou de fora e mais tarde a música “Whole Lotta Love”  em uma verão mais pop seria a música tema do programa, ironicamente.

E mais uma apresentação na TV, resultado de uma filmagem para o programa “Colour Me Pop” da BBC1, cuja a equipe da mesma filmaria o show do Marquee do dia 28 de Março. 

Acreditava Grant falando com Jimmy, que isso seria uma grande oportunidade de mostrar a verdadeira experiência da banda ao vivo para um audiência  grande, mas foi decepcionante , pois ninguém da BBC apareceu e não deu alguma satisfação, deixando Grant em uma situação embaraçosa com os meninos.

E então a experiência dos meninos com televisão foi ruim até então.

Entre as bandas daquela época, sim aquela época , como Who  e os Stones, os Zeppelin começaram a ficar longe das mídias chamadas comum, como o rádio e TV, juntando então a crítica feroz , eles se tornaram individualista, começaram a se fechar e a não se misturar, talvez uma tática de Grant, ele mesmo dizia:

“Oque interessa é os fãs,”



E eram muitos shows e cada vez mais fãs.



Mas na verdade  os Zepplins ou o Jimmy , eles tinham um foco e um objetivo em termos de música.

Oque interessava era os fãs. Realmente as vendas no EUA estava estável depois das apresentações em Abril, 100 mil copias já vendidas na Grã Bretanha e o disco estava em 6º lugar.

Agora a banda não mais abria o show de ninguém era sim a atração principal e logo no primeiro álbum.


Em 18 de Abril daquele ano  na volta para cidades americanas se apresentaram no Festival de Jazz na New York University, em seguida fizeram uma serie de 39 shows  em 31 dias ainda dividindo com o Vanilla Fudge o direito de ser a banda principal.

Foi uma turnê de sucesso e o álbum já alcançava a marca de 200 mil cópias vendidas e a caminho das 20 mais.


Agora eles eram vistos no EUA como uma banda que alcançaria um grande sucesso.



Naquele momento as atenções já não estavam mais totalmente para Jimmy Page, observou Robert Plant mais tarde, já começavam a observar os outros membros da banda.





Ainda mais Robert Plant   no auge dos seus vinte poucos anos, já começando a ficar confiante em ser  o homem de frente com todo aquele visual que incomodava um pouco alguns, ou muita gente , mas era esse visual e jeito Plant que ficaria para sempre.








Justamente ele o Plant já manifestava um certo egocentrismo a ponto de incomodar não a Jimmy que estava se sentindo mais seguro em relação ao seu homem de frente, mas Richard Cole, este não estava gostando nada da mudança de Plant.

Achava Cole naquele momento que Plant era um mistura nervosismo e arrogância, tratava o Cole como fosse um empregado dando-lhes ordens de sua cama de hotel, ligando para ele pedindo para trazer chá e café  irritando Cole  profundamente.






Bonzo era o sucesso, um baterista admirado já, todos queriam Bonzo, falavam sobre ele, perguntavam a Jimmy sobre ele e ele dizia:




-"Grito como um urso para dar um energizada.”
“Gosto que pareça um tempestade.”


Seu solo de bateria em cada apresentação  se tornava cada vez mais longo.
Só que Bonzo já bebia muito e já estava algum tempo longe de casa.


John Paul Jones era a sombra, ainda, com seu jeito quieto meio ao fundo ao lado da bateria de Bonzo, eles eram uma dupla na verdade, musicalmente.
Bonzo e Jones uma dupla perfeita.


Mas os holofotes naquele momento era de Plant e Page.

E isso ponderou para sempre  a dupla do rock Roll, Page e Plant, como Lennon e McCartney,

Jagger e Richard e assim ficou.


Plant e Paga outra perfeição




 AS GROUPIES

É uma pessoa que busca intimidade emocional ou sexual com um musico. O termo, utilizado pela primeira vez em 1967 para descrever garotas que perseguiam lascivamente integrantes de bandas de pop ou rock.



Essas garotas  faziam parte da distração e das "Baladas" das estrelas do rock então.Como existe nos dias de hoje aquelas que se dizem "modelos" ou "mulheres frutas", ou aquelas que acabam se casando com jogadores de futebol, talvez poderia ser uma "Groupies" , ou não?
Não naquele tempo era um pouco diferente.



Houve muitos envolvimentos, tanto que os já casados ficavam com uma espécie de consciência pesada depois de atender aos apelos das moças  "groupies", mas por outro lado pensavam tenho vinte e pouco anos então quero experimentar de tudo, aproveitar o máximo esse momento, nem o aparentemente quieto John Paul Jones escapava, ele comentou sobre:

-"A turnê transforma voce em uma pessoa diferente. Percebo isso quando volto para casa. Levo semanas para me recuperar depois de passar tanto tempo vivendo como um animal."







Ao contrário de Jimmy Page , que com seus já 25 anos e alguma experiência, já conhecia essa vida, as noitadas e festas depois dos shows do povo do rock, e declarou mais tarde:

"Quando terminávamos os shows ainda estávamos cheios de gás, toda aquela adrenalina continuava então tínhamos de gastar."





Robert Plant muito animado com as novidades, sendo casado teve alguns problemas de conciencia, depois ficava um pouco arrasado, mas declarou certa  sobre as meninas:

-"Nenhum musico inglês vai falar mal de garotas, elas não eram prostitutas ou vadias, ou coisas assim. Elas livraram minha cara muitas vezes porque não é fácil lidar com caras de 20 anos e muito tempo fora de casa.Elas eram de confiança, cuidavam da gente, não nos roubavam, eram muitas, varias.
Existem muito delas por ai, só que agora são advogadas e outras professoras."


Plant, Jones e Morgana






AS Groupies ou moças de bom tom ou não, de bom tom elas não eram mesmo, mas fizeram parte da história do rock , conviveram com os grandes ídolos da música, se envolveram com eles, fizeram parte de todo o movimento.

Beatles, Who,Stones, Eric Clapton, Alice Cooper e Hendrix e tantos outros.
 Hendrix adorava essa meninas, tanto que fizeram parte da capa de um dos seus disco o Electric Ladyland
As groupies de Hendrix


Algumas músicas que viraram  clássicos do rock foram feitas em homenagem para alguma delas em especial ou pelo fato de algum envolvimento.
Entre essas, "Layla", musica de Eric Clapton feita para Pattie Boyd que antes tinha sido namorada de George Harrison.

 Eric e Pettie




Outra famosa foi Anita Pallenberg, teve namoros com quase todos os Stones, e sendo a musa da música "Angie" dizem que foi ela a inspiração, e outras e outras.


Mick e Anita



Mas o assunto é Led Zeppelin e entre as preferidas as que mais convivia com eles eram:
Morgana Weiche , 
a jovem Lori Maddox 


 a e famosa Pamela Del Barres



A bela Pamela talvez seja a mais conhecida das Groupies, ela escreveu um livro contando a historia dela e suas amigas,  defendendo também essa questão.

Pamela Del Barres
Ela e Jimmy

Quanto a mais jovem delas, das moças , as belas moças, Lori Maddox,  esteve juntinho com muitos dos músicos famosos  do rock, mas Jimmy Page foi especial.

Jimmy e Lori

Musica para ela , dizem que foi a "Sick Again", chegaremos nessa canção.


Lori mais recente

AS GTOs foram um grupo formado por doze "Groupies" patrocinado por Frank Zappa, que fizeram muito sucesso , ele teve a ideia de transforma´la em uma banda, aonde elas gravariam pelo seu selo, mas fiou mesmo como um grupo que divertiam músicos.Faziam parte do grupo, Miss Pamella é claro, Miss Cinderella, Miss Christine, Miss Mercy, Miss Lucy,Miss Sandra.


 Outros problemas surgiram decorrente a popularidade, como os cambistas e contrabandistas de bebidas e as drogas.

Antes mesmo da elaboração do segundo álbum, já estava estabelecida a segunda turnê.
Como os lugares estavam cada vez maiores a administração foi dividida entre Richard Cole e Clive Coulson; Coulson cuidaria dos aspectos tecnicos de cada show como o transporte e montagem dos equipamentos e tudo mais e Cole  se responsabilizaria pela Banda, como levando-os e trazendo-os dos hotéis  aeroportos, passagens aéreas  alimentação, gasolina no carros e distraí-los e então era aonde ele se aproveitava bem dessa parte como bebidas e as groupies.

Ricardo o bom de farra, não conseguia que os meninos se alimentassem o suficiente e tão pouco dormissem o necessário.





Tinha problemas com Plant e seu jeito hippie que incomodava nas filas dos aeroportos em voos comerciais pois eles ainda não tinham seu próprio jato, ainda.

Plant não podia evitar os xingamentos e cuspidas de gente que não suportava hippies, e Outra, Plant andava descalço, estava com a Juba enorme e as vezes a base de um baseado.


Cole que já não tinha no momento muita simpatia por Plant, tinha que insistir que o cantor lavasse os cabelos oleosos, colocasse desodorante e tomasse banho, afinal Plant era sim um hippie.



Imagine! Mesmo assim ele era tão belo!


Cole tinha mais amizade com Bonzo, foi seu companheiro de bebedeiras, e pode crê eles aprontaram muito, todos,  inclusive o quieto Jones. Nas quebradeiras e bagunças em quartos de hotéis , problemas com os seguranças dos Zeppelin por serem muito violentos, com as "Groupies", tanto que algumas achavam eles um tanto grosseiros , principalmente "Bonzo".


Muitas das farras dos Zeppelins, contaram com a enorme criatividade de Cole, mas em se tratando da organização nos shows e cuidado com os meninos ele era competente. 
Um momento de Plant e Cole


Grant era firme quanto aos cambistas não deixava nada passar tanto que o Led Zeppelin foi a primeira banda de rock que ficava com grande parte do dinheiro que ganhava.








E assim a ascensão dos Zeppelins já estava traçadas, agora era o topo, quanto as tantas historias de farras , diversões malucas,  já faziam parte dos músicos do rock que ficavam entediados com a estrada e longe de casa.






Tres momentos do Led Zeppelin , na Inglaterra e Paris, na TV, com o público esparramado no chão e eles jovens e cheios de inspirações,sonhos e vontade de tocar, vale observar o Bonzo na bateria com toda força.



















Alguns fotógrafos famosos fazem parte desse Blog como  Jordan Angel, site www.jordanangel.com.
John Conhen, Morrison, Neal Preston e fotos através do site do Led Zeppelin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário