domingo, 29 de janeiro de 2012

YARDBIRDS- Jimmy e Jeff





Não se pode falar no Led Zeppelin sem passar por Yardbirds, pois foi dai que começou a ideia de Jimmy Page de montar a sua própria banda.
A sua insatisfação começou em meados de 1968, quando ele já era um guitarrista conhecido e ainda não famoso, conhecido como um bom guitarrista.

Na verdade o guitarrista da época, o maior era Jeff Beck. O Yardbirds girava mais ou menos em torno dele.


Page e Beck

Jimmy Page conheceu Jeff Beck na infância, mais certo na adolescência.
Foi a irmã de Jeff, a Annette que apresentou Page a ele, na época do colégio o Art College de Suttan, aonde todos estudavam juntos.
Annette dizia:
-Você precisa conhecer um guitarrista magrelo e esquisito que toca uma guitarra esquisita. Igual a você.
Jeff Geoffrey Arnold Beck era de Wellington, perto de Jimmy.

Conversavam muito e contavam as suas historias. Jimmy ficou admirado de saber como Jeff tinha ideias em refazer guitarras, mas mais admiração ele teve em saber que o amigo tinha tocado “Be Bop A Lula” em uma feira aos 14 anos.

Então resolveu contar as suas historias. Contou a ele que tinha tocado em uma banda e viajado pelo país e mais, que tinha participado de um programa, o All yourk Own aos 14 anos junto com alguns amigos da escola.
O apresentador perguntou a Jimmy se ele ia continuar tocando guitarra e ele disse que não, que poderia trabalhar em um laboratório de biologia, talvez ,pois a guitarra era um hobby para ele nessa época, 14 anos!
Os dois conversavam das suas descobertas referentes as suas idades, e a guitarra sempre ali.


Os Redcats foi a primeira banda de Page que depois mudou o nome para Crusaders,  mudando o nome de Page para Nelson Storm, nomes esses mudado por Chris líder da banda Redcats.
Épocas de pneus muchos e garrafas vazias onde Jimmy tão novo um garoto, já estava tocando Chuck Berry e Bob Dylan e os velhos blues.
A inveja batia em Jeff, mais era do bem, eles tinha o blues e guitarra em comum.





Page deu uma parada para ir estudar arte, na Faculdade de Artes.

Encontrando Jeff voltou o interesse pela guitarra se tornando assim amigos e irmãos.

Então através de Jeff vieram muitos sons e Blues em comum.e muitos Lps como Otis Rush, o American Folk Festival of The Blues, Buddy Guy, Freddie King e Elmore James, Muddy Waters e muitos outros.

E o Blues era a conexão, encontrando nesse meio todo Mick e Keith antes mesmo deles serem os Stones.

O Blues trouxe Page de volta ao mundo musical deixando a faculdade para trás, mas antes disso conheceu o Blues Incorporaded, grupo do Cyril, em um clube divertido em Ealing perto de uma casa de chá ABC por lá encontrou muita gente boa como: Charlie Wats, Brian Jones, Ray Davies, Paul Jones, Dick Taylor.

Então foi convidado a gravar um disco, ficou Feliz.


O Yardbirds no principio fizeram sucesso como “For your Love”, “Heart Full of Soul” e “Shapes of Things”, sem o Jimmy, pois ele veio mais tarde em 1966, depois de assistir a decolada do amigo Jeff.

Pensava Page apenas em uma força para um amigo, em algo provisório, mas foi depois da substituição do baixista Samwell Smith que a união de Jeff e Jimmy nas guitarras aconteceu. Para Page, o Jimmy, foi demais!

 Mas ainda havia uma incerteza.

Estavam em cena até um filme fizeram aonde Page fingia tocar a guitarra e o Jeff muito a contragosto, tinha que quebrar a guitarra, exigência do diretor.




Era o Jeff sim o herói da guitarra, o líder e Page se considerava a sombra, já era conhecido e ganhava dinheiro, mas almejava mais.

 Depois veio o Eric Clapton , mais para frente foi para Cream uma banda blues rock.

Jeff não tinha disciplina e devido a tantos problemas resolveu sair da banda.

Saiu e formou essa banda    



Page tinha os pés no chão, mesmo nessa época, aonde ele fazia três sessões em um único dia, seis dias por semana, sem que soubesse oque iam lhe pedir para tocar.
Já andava de cabeça erguida sabendo do seu valor, já ganhava seu dinheiro mesmo sem nenhuma glória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário