segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O Led Zeppelin não foi ao Woodostok.

Zeppelins

Realmente o Led Zeppelin não foi ao Woodstock, eles estavam muito ocupados com as turnês e a preparação do Led Zeppelin III, sem falar que estavam mesmo muito e muito decididos em se tornar a maior banda de rock de todos os tempos, senão pelo menos uma dás.



Grant não queria que eles se misturassem , sendo assim receberam o convite mas não foram.




Para muitos o motivo também foi uma questão financeira essa história de fazer um show gratuito para Grant não interessava naquele momento.



  Os integrantes da banda não tiveram conhecimento dos motivos e acataram as ordens do chefe Grant.



Se voce encontrar em algum lugar que o Led Zeppelin foi  ao woodstock, 



NÃO ACREDITE É FALSO.










Estávamos em 1969 e o  Led Zeppelin a todo vapor no palco, sempre achei que o forte do Led era o palco, apesar de nunca ter tido o prazer de vê-los, mas era,  tudo acontecia no palco , para depois ir para os discos, as misturas e improvisos de Page, a gaita e a voz de Plant, o solo enorme de bateria de Bonzo e a enorme competência de Jones com todo seu conhecimento clássico e sabendo desenvolver toda a forma musical dos amigos.





É foi coisa do destino, o Led Zeppelin tinha e sempre teve essa coisa de serem diferentes e ao mesmo tempo iguais.







Foi realmente um período de muitas turnês, Grant apostava nelas e não perdia os convites, é claro com uma severa análise, pensava ele sempre no que naquele momento crucial  em que os moços estavam buscado o sucesso e permanência, pensava Grant que alem do lucro , como o Led cresceria mais até o topo.



Foi assim no  Pop Proms, no Royal Albert Hall de Londres, a banda era barulhenta nessa época e muito, mas o  público adorava, tanto que acabou subindo no palco , gritavam nos corredores, a banda teve que dar bis 3 vezes das suas seis músicas combinadas.




E mais o show continuou noite a dentro, com idas e voltas do Led, com direito a um show de gaita do Robert Plant e mais uma apresentação com a música "Long Tall Saly" do Little Richard, no qual eles sem que os organizadores soubessem combinaram com alguns saxofonistas do Liverpool Scene.




Em pleno vapor e sucessos, em menos de uma semana eles ja estavam de volta para sua terceira turnê nos EUA, no dia 5 de Julho no Atlanta  Pop Festival ao ar livre e em seguida no Newport jazz Festival o mesmo em que Dylan tinha sido vaiado, mais ao contrario os Zeppelin foram muito bem recebidos.



 Logicamente Grant não teria jogado os meninos no palco se não tivesse a certeza disso, sendo que essa terceira turnê Americana  combinaria muito com o perfil dos rapazes e Grant não queria que nada nesse momento atrapalhasse o caminho da banda, tendo dito para eles:




-"Quero que vocês arrebentem o lugar, que acabem com o teto. Não quero mais ver vocês se não conseguirem isso."




Recado bem dado por um grande empresário durão, e ele conseguia o resultado.



Em 13 de Julho do mesmo ano em Nova York, os moços de Grant fizeram uma esplendida apresentação no Schaefer Music Festival, no Singer Bowl do Flushing Meadow.







A Chahbox indica o Plant como um candidato a superestrelato.



Mas oque realmente ficou na história foi uma espetacular "Jam" de nove músicos, juntamente com os membros do Led Zeppelin, JeffBeck Group, Ten Year After e o Jethro Tull, sente e imagine isso amigos roqueiro.





Mas nesse dia histórico também houve um problema, Bonzo bêbado e estressado  mudou o andamento no meio da canção "Jaihouseb Rock" para "The Strepper"e então começou a tirar as roupas, as calças e depois as cuecas , segundo o relato do baterista Ric Lee do Ten Years After, a policia viu, e viu mesmo , tanto que Grant e Cole perceberam e logo encerraram o show e pegaram nos braços o Bonzo, completamente bêbedo e com o traseiro de fora, carregaram-o para fora do palco, para os camarins, colocando as calças nele antes que a polícia desse fé do fato.


Grant gritou com Bonzo, disse:

-"Qual é o seu problema , que estragar tudo para todo mundo?"



Como contou Beck, essa foi uma noite daquelas, muita energia, atiravam coisas um nos outros e faziam coisas estupidas, lá em cima do palco e o pública delirava.




Era os tempos em que os músicos , os roqueiros soltavam seus demônios no palco, talvez seja essa a ligação que davam , "rock é coisa do demo", mas não, era só música, mesmo com muita droga na cabeça.



Mas a bagunça estava começando principalmente com o Led, especialmente a dupla Bonzo e Cole.



Segundo Bill Harry que havia sido contratado pela banda como RP em Londres, se juntou a eles em varias turnês se lembra de alguns acontecimentos bizarros como Cole carregando sacos de cervejas pelo corredores dos hotéis na madrugada, garotas nos quartos, garotas nos carros, quebra quebra de moveis pelo Bonzo, um verão realmente agitado e assim seria, totalmente drogas, sexo e rock roll.



Jones tomando tequila com sal e limão ao lado de Janis Joplin  e de sua esposa , é claro.




Em 31 de Agosto eles receberam um gordo cache , 13 mil, o maior ate então, por uma unica apresentação.



Depois é que veio o convite para Woodostock, no qual eles recusaram , Grant recusou.




Eram anos quente, de acontecimentos horríveis para o rock, e o Led lá no meio de tudo isso.





Jimmy Page e seus momentos



Enquanto os rapazes eram aplaudidos de pé em 9 de Agosto de 69 no Anaheim Convention Center em Los Angeles, auditório que cabia 8.500 pessoas, em outra parte da cidade ocorria uma invasão assassina pela a então chamada "Família" de Charles Manson, em uma festa no Cielo Drive , aonde sete pessoas foram mortas , incluindo Sharon Tate , esposa do diretor de cinema Roman Polansky, ela gravida.

Sharon e Polansky


Manson um musico frustado, querendo provocar uma tal guerra racial tendo como culpados os negros, logo depois veio aquele episodio terrível do assassinato  no show dos Stones  no dia 6 de Dezembro daquele mesmo ano.



 Algo meio semelhante com os dias de hoje, será? 

Talvez, mas ainda considero a juventude daqueles tempos menos fria e chegada a violência como a de hoje. 


Mas deixa para lá, o foco aqui é o Led Zeppelin.




Algo paralelo, enquanto o mundo desabava o Led Zeppelin subia principalmente em Los Angeles, aonde eles já consideravam seu lar, eles ingleses, amados na America.



Eles eram os "caras" nessa época, os depravados, bêbedos invasores na cidade de Los Angeles que tinha sim uma atmosfera meio que cruel e libertina nesses anos de 69 á 1970.







Plant disse mais tarde relembrando esses tempos:




-"Aquela foi um grande época para nós, uma época decadente aonde a música vinha do outro lado da linha. Estávamos sempre tendo contratempos com a tendencia predominante sem sequer saber que tinha feito alguma coisa. Quando tocávamos parecia que habitávamos um universo paralelo, muito distante de tudo mais, incluindo o mundo do rock da época."






Page


Jimmy Page  se tornando uma lenda, maior ate que Mick Jagger entre as meninas chamada "Groupie", elas achava ele lindo e cheio de ideias bem originais, ele era sim um sex- simbolo , como também Robert Plant , era a dupla, Plant nunca teve nada de gay, ele era um sucesso entre as "Groupie" e a mulherada.







Em Los Angeles foi uma turnê agitadíssima, aonde Grant teve até que tirar dinheiro do bolso para um tal "quebra quebra"  de quarto. Moveis e tudo mais, aparelhos de TV voavam pela janelas, geladeiras lotada de champanhe, roupas intimas femininas e oque tivesse á mão.





Seatle


Além do quebra quebra dos quartos, Cole e Bonham aprontavam muito, coisas bizarras como a pesca do tubarão que ocorreu depois da apresentação em Seattle em 27 de julho aonde eles tinham dividido o palco com outras bandas famosas da época como Dylan e Chuck Berry, Ike & Tina Turner e outros.




Só para lembrar essa grande cantora






 Depois do show a banda foi descansar, mais Cole e Bonzo que nada foram pescar. Para lá de bêbados pensaram pescar um tubarão, mais na verdade era vermelhos , os mud shark, nada de tubarão. eles levaram os peixes para o hotel e Cole pendurou os tais em um armário.

No dia seguinte eles foram contar para os amigos , se gabando e Robert perguntou tampando o nariz:


-"Oque vocês vão fazer com eles?"




Cole pensou e os outros aceitaram uma aventura com um "Groupie" uma garota.

Um episodio tão bizarro que acabou virando musica de Frank Zapp.





Todas essas maluquices que a banda aprontava deram á eles um titulo meio que maldito aonde o Led passava o terror começava, tanto que mais a frente quando a figura do anjo caído foi escolhido para ser o simbolo da banda,  por conta disso ficou meio que uma comunhão com o diabo, mas não era não, era apenas rebeldia mesmo.






Page e Plant na balada

Como disse Robert:


-"Oque as pessoas esquecem é que estávamos apenas nos divertindo. As pessoas tem uma tendencia a ver a banda como essa força maligna estendendo suas asas quando eramos apenas jovens curtindo a vida.

Oque mais me lembro dessa época é como nos divertíamos."


Cole também concordava, ele e Bonzo, mais Bonzo tinha uma especie de revolta por estar longe de casa, Jones aprontava também , mesmo quietinho no cantinho, Page já estava acostumado, sabia muito bem administrar tudo isso.





Sendo assim nesse momento o Led Zeppelin realmente não tinha tempo para o Woodostock que foi um grande festival e marcou o rock roll e sua história, só faltou eles lá, mas talvez não, cada coisa em seu lugar.





Dentro da historia do Led Zeppelin tem Stones, Dylan, Eric Clapton com Cream, Hendrix já, Zappa, Sabbatta, Purple meio que rival, enfim os grandes nomes dos clássicos do rock roll e os grandes bluzeiros que influenciaram muito essa época, que para mim foi a melhor do rock roll. 






Os Zeppelins




Fotos- site Led Zeppelin e Morrison Hotel

Nenhum comentário:

Postar um comentário