sábado, 3 de dezembro de 2011

Jimi Hendrix O Alquimista do Som- Parte 1

Peguei uma caneta nova para escrever sobre algo velho.
O velho que está novo, que está presente.
A Arte de um gênio!
Um gênio Inovador!

Jimi Hendrix ainda nos dias de hoje é considerado o maior guitarrista de todos os tempos.
A glória para um mortal, mas Jimi Hendrix se tornou Imortal!
Sua música permanece até hoje e a sua guitarra Eletrizante!
Para um pobre e ainda negro é a Glória!
 Um negro esguio e simples.
Um Artista a favor somente de sua Arte.
De transcendê-la!

Jimi Hendrix nasceu no dia 27 de Novembro de 1942, exatamente às dez horas e quinze minutos de uma manhã úmida comumente chuvosa.
Nascido sob o signo de Sagitário, duplamente sagitário, um arqueiro, duplamente sob o signo do Sol.

Seria um pássaro, seria um avião, um meteoro, talvez realmente fosse!
James Marshall Hendrix era o seu nome, nascido em Seattle, que veio a ser conhecido por Jimi Hendrix.
Seu pai Al Hendrix um jardineiro sem nenhum conhecimento de música era um homem religioso e rígido.
Sua mãe Lucille Hendrix era uma mestiça com sangue de índios, gostava de se divertir e dançar, bebia muito e acabou morrendo de tuberculose quando ele tinha ainda dez anos.



Certa vez ela sumiu, quando seu pai voltou da guerra do Vietnã, encontrou o menino Hendrix com a sua irmã, então alugou um quarto para os dois morar.
Mesmo assim ele achava sua mãe uma boa mãe.




O menino já se interessava por música, brincava de tocar com uma vassoura, ganhou uma gaita, mas gostava de violões e piano,  o violão foi o que permaneceu para depois a guitarra, a sua primeira com quatorze anos, que ganhou do seu pai.




Aos dezesseis anos já tocava na escola. Não era considerado um bom aluno, um dia foi expulso por segurar a mão de uma menina branca na classe.
Pois bem aonde nasceu Jimi? Seattle uma cidade de brancos.
Nos anos de 1963, Jimi entrou para exercito, aonde dali não voltou mais para casa, só mais tarde para fazer uma visita de férias,  já famoso.
No exercito ele não tinha formação de músico então foi ser paraquedista, mas torceu o tornozelo saindo então do exercito, mesmo tendo montado uma banda por lá e tocado também.
Jimi agora está na estrada, trilhando seu caminho.
Encontrou Little Richard e esse o convidou para tocar em seu grupo, tornando-se o guitarrista fixo por cerca de seis meses fazendo espetáculos pelo país, sendo até confundido pelas fãs com o próprio Little.
Mas o grande problema com Little Richard era a questão do pagamento, e tanto o Little como outros artistas  sempre deixavam os outros músicos para trás, mas Jimi já sabia oque queria com a música.
Tocava aqui e ali, com BBking e até Ike e Tina Turner, Sam Coke, Chuck Jackson, um grupo de twist Joey Dee e mais até “Os Monkees”, um grupo que fazia certa sátira aos Beatles, e muito outros. Em umas dessas turnês encontra com Muddy Waters em Chicago e ele lhe diz;
-”Vá para Nova York, está perdendo tempo aqui”.
Segui o conselho do amigo e vai para Nova York, no Harlem, gueto dos negros dentro da metrópole.
Passou mal, fez alguns amigos e quando o dinheiro não dava para pagar o hotel e tão pouco uma pousada na casa de algum amigo, dormia em algum canto coberto por jornais.
Frequentou bares e clubes aonde a música era a desolação, tema para as suas letras futuras.
Em um desses bares Hendrix encontrou Fayne Pidgeon a Foxy Lady como ele chamava é para ela foi feita a música. Ela admirou o talento do rapaz achando que ele estava perdendo tempo ali, convidou-o para tocar no Isley Brothers em meados de 1963.
Correu os bares de Nova York tocando para um público de brancos com Sr. Curtis Knight. Ganhava até bem a ponto de  comprar sua primeira guitarra Fender Stratocaster novinha em folha.

Curtis Knight diz sobre Jimi;
-‘Acho que nunca cheguei a conhecer Jimi. Acho que nunca ninguém o conheceu se guardava como se guarda um segredo. Em Nova York em um hotel miserável, conversávamos muito e Jimi estava sempre intrigado e preocupado. Nunca curtiu um orgulho racial e preconceito. Estava preocupado com a noção de humanidade e fraternidade.
“Hendrix dizia: Eu sou tantas raças, como poderei tocar uma música, como poderei trair uma dessas raças se eu sou todas elas ao mesmo tempo”.
Mas Jimi queria beijar o céu e então saiu do Harlem.


Em 1966 o nome de James tinha sido mudado para Jimi. Foi então que ele ligou para o pai dizendo que iam transforma-lo em astro e já havia mudado seu nome. Seu pai ficou feliz e nem lhe contou que tinha casado novamente.
Jimi já tinha mais um irmão e duas irmãs.
Jimi não teve educação musical aprendeu a tocar de ouvido, escutava atentamente uma música e outros guitarristas.
O blues foi sua maior inspiração, seus ídolos Muddy Waters, Elmore James e BBking, tendo até trabalhado com eles.
Gostava de Bob Dylan, e se perguntava se ele podia cantar tão desafinado porque então ele não poderia cantar, mas passou admira-lo pelas letras de suas canções.
Estava na estrada, já sendo observado dando preocupação para outros tantos famosos como Pete Townshend do Who. Jeff Beck criticou sua maneira de se vestir, mas ele e sua banda realmente tinham problemas para andar de taxi por conta disso, foram barrados em vários lugares, ainda mais um negro, mesmo sendo famoso teve problemas com o racismo, era uma época dura!

Anos cheios os de 1966, quanto tempo!
Saindo do Isley Brothers, deixando a Foxy Lady que não ficou muito contente e mais o Sr.Curtis Knight. Estando então de posse de sua guitarra monta seu próprio grupo ainda com o nome de Jimmy, “Jimmy James e os Blues Flames” tendo ele como líder.
Na época tocava no Greemwich Village e estava na pior, sua guitarra tinha sido roubada . Nessa mesma época ele encontra com John Hammond Jr, filho de um famoso critico de Jazz e Blues, ele era cantor e também guitarrista, ouviu Jimi no Greenwich Village, ficou admirado. Mas tarde estando tocando em um clube cujo do outro lado da rua ficava o Café Wha, uma espelunca de meter medo, encontra Jimi tocando umas de suas músicas . Sua aparência estava boa , mas lhe pediu ajuda, disse:
-“Me arrume um compromisso, me tire daqui!”.
Então Hammond consegui um contrato para ele no Café Au Go Go, e tocaram juntos por lá durante algum tempo.
Famosos como os Beatles e Stones Dylan sempre iam vê-los tocar, ficavam admirados.
Na Inglaterra na época quem ditava as regras e o reconhecimento eram Lennon, MacCartney e Mick Jagger e esses ajudaram muito Hendrix falando do seu trabalho.
Sendo assim Hendrix e Hammond foram convidados por Chas Chandler para tocar na Inglaterra.
Todos na Inglaterra estavam avisados da sua chegada, muitos já tinham o visto tocar, inclusive Eric Clapton.
O carisma de Jimi envolveu o publico dos clubes de Londres e seus agentes na época Chas Chandler e Mike Jeffery, souberam muito bem explorar isso.
O grupo quase não teve tempo e ensaiar e foram logo para uma apresentação em Paris.
Em 24 de Setembro em um ensaio de improviso com a participação do Cream, Jimi conhece um contrabaixista Noel Redding e um baterista Mitch Mitchell e assim o grupo Experience e formado.

Em 16 de Dezembro de 1966 o compacto Hey Joe foi lançado, e logo chega às paradas ficando em 4º lugar.
O Experience sai em tornee pela Inglaterra e Jimi causa impacto sendo visto como o “homem que reúne Dylan, Clapton e James Brown em uma só pessoa.”.

O grupo seguia com uma agenda cheia de shows, apresentações em programas de televisão, encontros com astros já consagrados do rock e Jimi incendiando as plateias.
The Experience

A Banda não teve mais descanço, várias apresentações nas Tvs e  Shows.


Algumas datas importantes entre muitas:
17 de Março- Lançamento do segundo compacto na Inglaterra;
31 de Março- Excursão por todo Reino Unido, que segue por todo o mês de abril;
29 de Maio- O grupo participa do Barbeque 67 com vários nome da música, entre eles Pink Floyd e o cream;
Junho- Jimi assiste a um show de Jose Feliciano e da uma canja;
18 de Junho- Festival Internacional de Montrey na Califórnia, juntamente com Mamas&ThePapas e The Who; até o final de Junho permanece nos Estados Unidos com shows pela Califórnia, São Francisco e Los Angeles;
8 de Julho- Jimi inicia uma excursão pelo Estados Unidos com os Monkees, aonde as fãs gritavam o nome de David Jones, o belo do grupo, mas os próprios integrantes dos Monkees declaram anos depois que Jimi era um "gênio".


The Monkees



18 de Julho- Fim dessa temporada volta às estúdios de Nova York, e toca no Café Au Go Go em sessões de improviso com Hammond e Eric Clapton pela madrugada a dentro;
9 de Agosto- Inicia uma temporada de uma semana em Washington e é preso por atravessar em lugar proibido;
Em Agosto se apresenta com Mamas&ThePapas e volta para Inglaterra, depois programa de televisão na Alemanha e apresentações na Suécia, volta para Londres e faz improvisos com Eric Burdon e TheAnimals;
 Em 16 de setembro de 1966 é eleito o Melhor Músico do Mundo pela revista Melody Maker, com 21 anos e recebe o premio correspondente.
Sobre esse premio Jimi disse em uma entrevista em Paris:
-“Estou realmente surpreso pelo sucesso que consegui. Ainda não entendi direito a coisa, mas estou feliz. Quando começamos a tocar as pessoas pareciam tem um enorme ponto de interrogação na cara. Não dava para saber se elas estavam gostando ou não. Parece que estavam.”.



 “Minha música um fio de aço que se entende no infinito”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário