segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma Virada Cultural Emocionante


VIRADA CULTURAL



Em Abril teve mais uma Virada Cultural, eu como já faz três anos que não perco principalmente por conta dos Balés, Balé da Cidade, Cisne Negro, Stagium e a São Paulo Cia de dança.
Neste ano 2011, a São Paulo Cia de Dança, dançou acompanhada pela Orquestra Sinfônica São Paulo, dançaram uma obra de TCHAIKOVSKY (um dos maiores compositores Russo de música clássica) e o coreografo BALANCHINE (George Balanchine coreografo Russo revolucionário e famoso). Foi uma apresentação muito emocionante, a ponto de uma moça que nunca tinha visto uma apresentação de Balé, ficar maravilhada, a ponto de uma de suas bailarinas quase vir às lágrimas diante dos aplausos da multidão, essa bailarina eu conheço, ela é do bairro J. São Nicolau, Zona Leste, dedicada e talentosa.
Bailarinos do Corpo de Baile e Solistas com uma técnica impecável, junto com a orquestra foi sim;
Simplesmente um Sonho, lindo demais!






                                                                                                     ENSINA-ME A VIVER


                                                                                                                                                                                                                                                                             Passando algumas semanas, fui assistir a uma peça de teatro no Céu Jambeiro, também lá na Zona Leste. Essa peça foi baseada em filme que eu há muito tempo atrás assisti no Corujão do Globo, eram filmes que passavam na madrugada, o filme era “ENSINA-ME A
 VIVER”.
O filme de 1971 conta a história de um rapaz solitário de 20 anos obcecado pela morte, que se apaixona por uma senhora de 79 anos obcecada pela vida. Um filme que mistura o humor e a emoção em um romance não muito tradicional.
Os dois protagonistas do filme o rapaz Harold interpretado por Bud Cort e Maud interpretado por Ruth Gordan. Na época esse beijo foi censurado.
Uma das adaptações do filme para o teatro estreou em 24 de Outubro de 2007, protagonizada por Gloria Menezes como a Maud, ela com seus 73 anos bem vividos na TV, Teatro e Cinema, e um jovem talentoso ator o Arlindo Lopes.
Ensina-me a Viver é uma comédia dramática de Colin Higgins.
Dá para perceber que essa peça com a Glória Menezes já está em temporada há algum tempo desde sua estreia. Graças a Prefeitura e o Céus, tivemos a oportunidade de assistir, apesar da fila, um das peças de sucesso da atualidade.
Atores e atrizes maravilhosos, a sintonia da Glória e o Arlindo, os cenários, a trouça deles, numa dinâmica muito eficiente, foi realmente tudo muito bem pensado para não ser uma cópia e sim algo que transmitisse, e foi algo que transmitiu á emoção para um público que muitas vezes não tem acesso ao teatro, eu mesma gosto, mas não frequento muito, e por quê?
Pelo os preços, à distância, enfim. Achei de uma generosidade impar, a Glória agradeceu ao público, emocionada; uma das atrizes também quase chorou, foi Lindo!

São atitudes como essa que faz o povo um pouco mais feliz afinal agente não quer só comida, quer diversão e balé, e o Artista tem que ir onde o Público está já dizia os Titãs e o Milton Nascimento.                                                                                                                                            
                                  
Pelo fato de, na fila, para assistir á peça tinha um menino que perguntou ao pai, quem era a Glória Menezes? Eu vou fazer apenas um resumo, como uma sutil homenagem.
Glória Menezes, nasceu em 19 de Outubro, em Pelotas, Rio Grande do Sul com o nome de batismo de Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho.

 Ofício ATRIZ.

Casada com o ator TARSICIO MEIRA, com quem vive a mais de 40 anos e foram os protagonistas da novela de sucesso “Irmãos Coragem”, em 1970.
Na televisão fez 36 personagens entre novelas e minisséries.
No cinema fez oito personagens, como o premiado “PAGADOR DE PROMESSAS”, filme que interpretou o papel de Rosa em 1962. Esse filme recebeu o prêmio Palma de Ouro no festival de Cannes.
Seu primeiro prêmio como atriz foi em 1962, pelo papel em “As Feiticeiras de Salem”.
Foi premiada quatro vezes com o “Troféu Empresa”.

Novelas marcantes e de sucesso, A Rosa Rebelde, Irmão Coragem e as mais recentes “Senhora do Destino” aonde interpretou a Condessa de Bonsucesso, a última foi “Favorita” como Irene Fontini.
No cinema foram cinco filmes e no teatro sete peças, entre elas “Navalha na Carne” de Plinio Marcos e essa última ‘ENSINA-ME A VIVER’.

Nada mais Lindo que a emoção do Artista e seu Público, são a Glória!
Sorrimos com Glória,
Rimos com Glória,
E foi a Glória,
OBRIGADA GLÓRIA!








                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               www.globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário